quarta-feira, 19 de março de 2008

AS PIORES COISAS DE SE DIZER A UM DEPRIMIDO


Quem já teve depressão sabe: ouvimos muita besteira... As "besteiras", na maioria das vezes, são recheadas de boas intenções, ditas por pessoas próximas a nós e que nos querem bem. Mas, talvez por falta de informação, uma frase com uma boa intenção dita na hora errada é pior do que o silêncio.


Se já passou ou passa por isso, com certeza já ouviu uma dessas:


"Isso é coisa da sua cabeça." (De onde mais seria?...)


"Tem tanta gente pior do que você." (Diga isso e faça-o se sentir ainda mais culpado...)


"Você tem tudo, não tem porque se sentir deprimido." (Uma variação da frase acima)


"O dia está tão lindo!" (E eu com isso?..)


"A gente escolhe ser feliz ou não." (CULPA! CULPA!)


"Bom, pelo menos não aconteceu nada." (Depois que você disse que não sabia exatamente por que estava tão triste fazia alguns meses)


"Ânimo!!" (mas qual o motivo?...)


"A gente precisa se ver" (Ah, sim, claro...)


"Dorme um pouco. É o que eu faço quando fico triste."


"Mas você é tão jovem!"


"Você está com TPM?"


"Todo mundo passa por bons e maus momentos."


“Isso passa.” (A VIDA também passa...).


"Você está sendo muito egoísta." (Mais culpa...)


"Você é carente e só quer atenção."


"Como você é preguiçoso!"


"Eu sei como é." (Não, você não sabe!)


"Arranje um objetivo." (Essa é a dificuldade...)


"Reze que passa."


"Leia isso, isso , esse e mais esse..." (...E fique longe de mim, é isso que quer dizer?)


"Não sei por que você esquenta a cabeça, larga pra lá." (Largar o quê? Minha cabeça?)


"Vai curar tua depressão na p.q. te pariu!" (Bem, pelo menos foi honesto.)


"Você tem que sair disso sozinho e não é se entupindo de remédios antidepressivos que vai conseguir".


"Todo mundo passa por isso". (Ou seja, deixe de ser besta.)


"Não se entrega, não".


"Um dia desses eu passei a tarde procurando uma sandália, andando debaixo de um sol quente e não encontrava, já tava começando a dar uma depressão..."


"Às vezes eu fico em casa sozinha e também me dá uma depressão..."


"Depressão que nada! Essa é a desculpa mais usada no exército para quem quer se aposentar mais cedo."


"Não entendo por que você está cansado. Não faz nada o dia inteiro..."


E você, já ouviu outras além dessas?


Obs.: essas frases, além de ter ouvido muitas, eu pesquei em http://www.geocities.com/vip132/melhoresepiores.html

Um comentário:

Lu disse...

Olá!

Eu estava escrevendo várias das frases que já ouvi... (Escrever é meu modo de desabafar...) E agora vi que não estou sozinha!

Já ouvi a maioria das frases acima e fico feliz em ver sua publicação já que a maioria das pessoas que nos dizem coisas assim ACHAM QUE ESTÃO NOS AJUDANDO!
Eu entendo a boa intenção, mas não entendo porque as pessoas não nos ouvem... E não procuram se informar...!

Já ouvi algumas coisas como:

“Eu já tive depressão! Mas eu melhorei, nem precisei de médico porque eu me esforçava!”

“E se você fosse pobre? E se você tivesse que trabalhar para se sustentar!?
Você não poderia faltar ao trabalho se não passaria fome!
Engraçado que só rico tem depressão, não é?”

"Eu, por mais que esteja triste, nunca deixo de fazer o que tenho que fazer!”


“Todo mundo fica triste e desanimado... Olha eu, por exemplo,
Você acha que eu queria sair da cama hoje de manhã? Não queria!
Mas eu levantei, lavei o rosto, fiz uma força e consegui!”

Acho que não é necessário comentar mais nada, é?

Por favor, se você quer ajudar alguém... Pergunte a pessoa do que exatamente ela precisa e escute-a com atenção!

Obrigada!

Beijos a todos...