quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Novo lançamento da Ford, o FIGO.

O carro é até bacaninha, mas cadê aquelas pesquisas mundiais que as montadoras faziam antes de colocar nomes em seus produtos a fim de evitar mal entendidos?

Começou com a Besta. Se alguém, por algum acaso, esquecesse o nome do carro, bastaria falar: “Aquele... como é mesmo... aquele carro, o Estúpido...”.

Não sei o que pensaram os também executivos da Ford quando escolheram Ka como nome de carro. Ka representa um dos elementos que, segundo os egípcios, formavam o ser humano. Ligado ao corpo de alguma forma, era uma individualidade ou personalidade. Você sabia? Executivos da Ford são muito cultos, sabe...

Corsa então nem se fala. Você sabe o que é um ou uma corsa? Coloque no Google “corsa animal” (sim, animal, pq senão só vai aparecer o carro). É uma espécie de veadinho, um Bambi...

A Fiat não deixa por menos: Tipo. Aquele carro é tipo assim... Tipo O QUÊ meu Deus do céu?! Nada, ele é só Tipo e pronto, apenas um problema gramatical de frase incompleta.

Nem preciso falar nada, pois muitos já falaram: Picasso gerou centenas de piadas... Se você achasse a suspensão dele meio firme demais, poderia dizer que “seu Picasso está muito duro” pra atendente da oficina. Bem, melhor Picasso que Pingolin.

Captiva é outro – mau –exemplo. Você compra um desse pq é um doce de pessoa e sai com ele para captivar as pessoas na rua... Será que foi assim o brainstorm?

Fiesta não é de todo ruim, mas sinto um quê de coisa de pobre nesse nome. Talvez seja implicância minha, preconceito com Portunhol.

Se eu fosse executivo de montadora e tivesse algum poder de decisão teria receio em aprovar “Corolla” para o Brasil. Soa como carola, aquela tiazinha que não sai da igreja.

Alguns carros se beneficiam do uso do Inglês, pois se traduzíssemos seus nomes ficariam ridículos. Você compraria sim, mas não acharia esquisito um carro se chamar “Serve” (Fit) ou “Cidade” (City)? Ou um “Fusão” (Fusion)?

Agora o Ford Figo nos apresenta toda uma nova era. Uma nova era em que a quitanda toda pode se transformar em automóvel. Logo você poderá comprar o compacto Uva, o jovem e divertido Goiaba, o Laranja – carro que será muito utilizado por traficantes - ou, se tiver família grande, poderá optar entre o Jaca e o Melancia.

E, claro, para homenagear o país abençoado por Deus e bonito por natureza, seja patriótico e compre um Banana pra passear de fim de semana.

Nenhum comentário: