domingo, 17 de fevereiro de 2013

DIA DO ELEFANTE - J.R.GUZZO ESTÁ GAGÁ



Na última página da edição 2309 da revista Veja (20/02/2013), J.R.Guzzo, diretor editorial do grupo Exame, critica de uma maneira pretensiosamente sarcástica (talvez para tentar exibir inteligência e superioridade intelectual) mas um tanto jocosa a celeuma sobre o caso de dois elefantes num zoo na França, acometidos de tuberculose e questões sobre direitos animais em pauta nos EUA.

Não vou reproduzir aqui o artigo e as opiniões de Guzzo, mas gostaria de observar que:

- em primeiro lugar, o autor deveria se informar melhor, ler um pouco sobre questões éticas e filosóficas sobre os direitos animais, principalmente obras de autores mundialmente reconhecidos como "Jaulas Vazias" de Tom Regan, o clássico "Libertação Animal" de Peter Singer e "Ética Prática", também deste último, no mínimo;

- em segundo, ao criticar os governos francês e americano por estarem investindo uma parte de seu precioso tempo em questões que o autor parece entender como "menores", esquece os princípios mais fundamentais da Democracia, regime dos tempos da Grécia antiga que ele deveria conhecer. Citando um personagem histórico ainda mais famoso atualmente por causa do cinema, no Discurso de Gettysburg Abraham Lincoln proferiu a célebre frase: "o governo do povo, pelo povo, para o povo". Desse modo os governantes de França e EUA estão, além de capitalizando sobre a causa e ganhando simpatia de parte do público votante, atendendo aos apelos do povo que os elegeram, ou seja, apenas cumprindo suas obrigações democráticas.

J.R. Guzzo apresenta um raciocínio turvo, míope, uma mente em descompasso com seu tempo ou, talvez pela idade, já não funcionando a plenos neurônios.

Sr. Guzzo, até o Papa renunciou. Não está na hora de se aposentar?


5 comentários:

Davi Carvalho disse...

Você pensa?

tHe HeAdSHakEr disse...

Sim, quase que o tempo todo...

Unknown disse...

Que é que está em crise aqui? Os que têm os neurônios envelhecidos ou os que ainda sequer tem neurônios para fazer as sinapse adequadas e saber avaliar a questão???

tHe HeAdSHakEr disse...

A crise se iniciou com um artigo idiota do sr. Guzzo. Não está claro?!

marcella disse...

Concordo, cara infeliz esse Guzzo.